top of page

Avaliação

 

Nessa disciplina foram abordados os métodos de avaliação, que incluem avaliação de entrada (logo no início), formativa (ao longo do curso/disciplina) e somativa (a avaliação final). Sengungo João Mattar em video, no momento da avaliação deve-se considerar 5 aspectos: o como (se individual, do grupo todo, em grupos pequenos); o quando (de entrada, formativa ou somativa); quem fará a avaliação (autoavaliação, coavaliação (por pares), pelo professor/tutor); o que constará na avaliação (questões de múltipla escolha, questionários, relacionação entre colunas, classificação gradativa das respostas, discursivas, eportfolio, projetos); e por fim na EAD há também a opções de verificar os relatórios e registros do AVA para serem combinados com outras estratégias (ver participação nos fóruns, número de acessos aos materiais disponibilizados, etc.).

Estilos de aprendizagem

 

A discussão inicial foi sobre estilos de aprendizagem, que podem ser diagnosticados através dos questionários Honey-Alonso e VARK. Uma pessoa pode aprender melhor através da audição, exposição visual, leitura/escrita ou prática (cinestésica), podendo ter uma aprendizagem reflexiva, teórica, ativa ou pragmática. Contudo, esses estilos podem mudar em decorrência de cada situação ou mesmo do humor e disposição da pessoa no momento de aprendizado. Diagnosticar qual o estilo predominante de aprendizado do aluno é importante para determinar as metodologias a serem adotadas na sala de aula (seja essa sala física ou virtual).

Visão global de um modelo avaliativo

 

 

Como parte do desenvolvimento da disciplina elaborei para uma situação hipotética um modelo de avaliação de um curso. Abaixo segue as especificações do projeto.

Introdução

O modelo avaliativo abaixo descrito foi criado para acompanhar o desenvolvimento dos alunos do curso online “Gestão de Projetos para Bibliotecários”, com duração de 90 horas. Primeiramente, ocorrerá uma avaliação de entrada para verificar o nível de conhecimento sobre a temática gestão de projetos e quais as necessidades particulares que cada aluno espera ser sanadas ao final do curso. A avaliação formativa ocorrerá ao longo de todos os módulos temáticos disponíveis e será adaptada de acordo com o desenvolvimento da turma ao longo do curso. Finalmente, a avaliação somativa servirá para avaliar a progressão final do aluno e sua capacidade de criar projetos.

Avaliação de entrada

  • Questionário “Estilo de aprendizagem”: utilizar o questionário Honey-Alonso ou VARK para determinar se há uma predominância de estilo de aprendizagem e quais técnicas e metodologias serão mais eficazes para o desenvolvimento dos conteúdos do curso.

  • Questionário “Passado e Futuro”: determinar o grau de conhecimento prévio e experiência dos alunos em relação à gestão de projetos, e o que os alunos esperam aprender até o final do curso, inclusive propiciando a opção dos alunos seguirem trilhas diferentes de estudo de acordo com suas necessidades e expectativas.

Avaliação formativa

  • Cada módulo do curso conterá obrigatoriamente testes fechados, que podem ser exercícios de múltipla escolha, verdadeiro ou falso ou associação de colunas. Haverá um tempo máximo para responder as questões quando o aluno iniciar cada avaliação e feedback automático para cada resposta (por exemplo uma explicação do porquê da questão estar errada ou uma informação adicional sobre a resposta ser a certa);

  • Participação nos fóruns: avaliação da relevância dos posts e interação com outros alunos;

  • Resenhas e questões discursivas: para módulos que exigem maior pesquisa bibliográfica;

  • Atividades em grupo: na prática profissional, projetos são, comumente, desenvolvidos por um grupo de pessoas, por isso a importância de verificar a capacidade dos alunos de interagirem em prol de um objetivo comum. A avaliação do grupo como um todo será feita pelo professor e a avaliação individual de cada aluno será feita pelos participantes do grupo em caráter anônimo.

Avaliação somativa

  • Projeto final: desenvolvimento de um plano de projeto a ser implantando em uma unidade de informação. A pontuação será calculada por meio de uma heteroavaliação (professor) e coavaliação (alunos);

  • Autoavaliação: rubricas para avaliar a confiança e preparo do aluno para gerenciar a criação de um projeto.

 

ePortfólio

Fernanda V. A.
bottom of page