top of page

Redes Sociais em Educação

Nessa disciplina foi discutido o papel das redes sociais no processo de ensino e aprendizagem e sua recente apropiação por escolas e universidades.

Tipos de aprendizagem
 

   O tipo de aprendizagem depende mais do propósito da educação do que da plataforma utilizada. Levando em consideração essa afirmativa, a seguinte diferenciação pode ser feita:

Aprendizagem Formal: está normalmente ligada a uma instituição e foi formalmente planejada para acontecer.

Aprendizagem Não-formal: ocorre como um subproduto da aprendizagem formal, sendo um processo intencional, mas que não resulta em avaliações ou em certificações.

Aprendizagem Informal: ocorre de forma acidental e não planejada, não possui um objetivo de aprendizagem definido.

   Dessa forma, as redes sociais podem oferecer uma aprendizagem formal na medida em que tenha sido planejada e guiada por parâmetros acadêmicos. A grande questão é como fazer a avaliação dessas experiências informais ou não-formais que contribuem para o crescimento acadêmico e profissional dos indivíduos.

Adequação dos AVAs e Redes Sociais para o Aprendizado
 

    Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), como o Blackboard e o Moodle são plataformas criadas especialmente para o processo de ensino. As redes sociais por sua vez surgiram para outros propósitos, mas estão sendo apropriadas pelo sistema educacional.

    Um ponto de discussão é que as redes sociais oferecem muitas distrações para os alunos, que acabam ficando com a atenção parcialmente nos estudos e parcialmente em conversas e posts paralelos. Num ambiente de aprendizagem formal é mais fácil se concentrar apenas nos estudos, lógico que também podem ocorrer distrações, mas é mais fácil controlar. Dessa forma, os AVAs oferecem maior foco para os alunos e maior nível de imersão para o processo de aprendizagem (propício para momentos de reflexão e interação com o conteúdo estudado), enquanto as redes sociais são mais ágeis e interativas (propícias as interações com outros alunos e professor).

Projetos em Redes Sociais
 

Abaixo seguem os links de uma imagem interativa do Thinglink sobre redes sociais e o blog Fontes de Informação (criação como trabalho final da disciplina).

 

ePortfólio

Fernanda V. A.
bottom of page